terça-feira, 24 de setembro de 2013

Apresentação do espetáculo: "Contos para flores roxas e murchas"



Neste trabalho, buscamos experienciar com o espectador um tema muito “velado” por todos: a MORTE. O assunto surgiu constantemente nas diversas pesquisas realizadas durante os 6 meses deste projeto, tanto na análise de fatos históricos recentes de nossa região quanto nos relatos orais colhidos por meio de entrevistas com moradores da cidade. Assim formou-se uma trama dramatúrgica tecida coletivamente a partir de diversas vozes.
Em comemoração aos quatro anos de existência, a Trupe Arte e Vida convida a todos para compor conosco o espetáculo “Contos para flores roxas e murchas”. Neste trabalho, a Trupe continua sua pesquisa em relação à cidade de Naviraí, com intenção de ressignificar o chamado “teatro convencional” e o espaço público, ao investigar a teatralidade da cena para a rua e vice-versa, um convite aos transeuntes para, também, propor sentidos para essas relações.
O processo de investigação de contos e fatos da região durou cerca de seis meses, com pesquisas sobre a história popular de MS mesclada com fatos atuais de nossa cidade, e contou com a participação da provocadora da encenação Lígia Marina (SP), orientação musical de Marcos Chaves (RS), orientação de figurino e adereço de Isis Anunciato (MS), e a oficina de construção dramatúrgica de Carlos Anunciato (MS).  O trabalho cênico é resultado de todos esses intercâmbios e a busca de dar voz à nossa cultura, nossa realidade, subvertendo a ordem das histórias lineares.
Uma proposta ousada por trazer o espectador para porta do cemitério, lugar carregado de uma sombra escura que amedronta os vivos. A montagem deste espetáculo tem o fomento da FUNARTE, com o prêmio Artes na rua 2012 (Circo, dança e teatro), sendo a primeira vez na trajetória do prêmio que uma Trupe do interior de MS é contemplada.






Nenhum comentário:

Postar um comentário