quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Fundação Nelito Câmara participa do 1º encontro Estadual de Cineclubes do Estado

Campo Grande (MS) – Aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 8 de agosto, no Museu da Imagem e do Som (MIS), o Primeiro Encontro de Cineclubes do Estado. O evento contou com a presença do presidente do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC), Eduardo Paes Aguiar, e da diretora de Formação e Projetos do Conselho, Carol Sartomen.
O encontro reuniu membros de cineclubes de diversas cidades do interior do Estado e de Campo Grande, além de representantes do município de Uruaçu, em Goiás. Foram discutidos temas importantes para o setor, como direitos autorais para exibição de filmes, filiação ao CNC e propostas para o Plano Setorial do Audiovisual de MS.
A técnica de Cinema e Vídeo da Fundação de Cultura do Estado, Lidiane Lima, afirmou ser importante a Fundação ser parceira do evento. “A Carol usa o MIS nas atividades do movimento. Nós temos o Rota Cine, que circula pelo Estado há dez anos, possibilitando formação e capacitação para abertura de cineclubes. Para mim e para a Fundação, este evento é único”.
A coordenadora do MIS, Marinete Pinheiro, desejou as boas vindas a todos. “Que o cineclubismo não seja só exibição de filmes, mas que haja debates após as exibições. Nós temos várias Mostras aqui no MIS, semana que vem teremos a Mostra de Cinema Boliviano”.
Estiveram presentes alguns representantes do Cineclube Guarani, de Campo Grande, que é a continuação do Cinema d(e) Horror. Eles estão na luta para conseguir projetor para levar o projeto para fora do MIS. “A ideia é mais anarquista”, diz Carol Sartomen, uma das participantes do cineclube. “Um novo cineclube não personalista, um projeto coletivo para alcançar a periferia. Todo mundo é protagonista no grupo”.
Eduardo Paes Aguiar falou sobre a importância de estar filiado ao CNC. “É estar conectado. Há experiências no país todo. Pretendemos criar uma plataforma na internet para colocar as experiências, abertas ao público, além de disponibilizar filmes para exibição. A filiação também proporciona participação na Jornada Nacional de Cineclubes, que acontece a cada dois anos e permite ao membro eleg3er a diretoria do Conselho. A taxa anual é de cinquenta reais e o CNC oferece assistência aos filiados”.
Aguiar disse ser importante a união dos cineclubes do Estado. Sugeriu a criação de uma associação de cineclubes e produtores de audiovisual, que seja feito um diagnóstico da situação do Estado e a divulgação das ações na internet, das experiências já existentes.
Nilda Pereira, da Fundação Nelito Câmara, de Ivinhema, relatou sua experiência no Cineclube Joel Pizzini. “O cineclube trabalha com escolas. Toda quinta-feira o cinema Cinelito é aberto para alunos tanto do diurno como do noturno. Temos a Mostra de Direitos Humanos, o Festival do Minuto e o Cinema Petrobrás. Nós realizamos debates após os filmes”
Ela diz que, além do cinema, os filmes também são passados na Fundação Nelito Câmara com as crianças atendidas. Elas produzem redações e desenhos com o tema dos filmes.
No projeto Curta Ivinhema, as escolas produzem curtas com assistência da Fundação Nelito Câmara, que empresta equipamentos para escolas que não o possuem. “Cada escola faz o seu curta, os vencedores ganham premiação em dinheiro. O cineclube é de extrema importância num mundo onde o jovem não tem válvula de escape para soltar sua criatividade. Muitos hoje são profissionais, trabalham com fotografia, produzem vídeos por causa do cineclube. Desperta o senso crítico desde cedo nos jovems e adolescentes da cidade. As projeções são abertas à comunidade também”.
Vai ser elaborada uma Carta do evento, que vai ser disponibilizada no site do CNC ao público em geral e por whatsapp aos participantes. “Espero que seja uma carta representativa das ideias para fortalecer os cineclubes e o Colegiado do Audiovisual do Estado”.
Ficou estabelecido que o próximo encontro será em Ivinhema, em novembro, durante o Festival de Cinema do Vale do Ivinhema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário